Aparelho autoligado: qual sua função?

Você já ouviu falar em aparelho autoligado? Esse é um tratamento baseado em inovações tecnológicas para melhorar todo o procedimento para pessoas que precisam usar alinhadores e arrumar os dentes devido a algum aspecto “torto” que esteja fora do padrão.

Vale lembrar que quando os dentes acabam nascendo tortos ou até mesmo acabam saindo do lugar adequado devido há alguma interferência, como por exemplo o uso de chupetas e mamadeiras na infância. 

Então, a necessidade de concertar essa questão vai muito além de simplesmente ter um sorriso estético. 

Isso porque, quando o dente apresenta alguma falha, vários problemas podem surgir a partir disso, inclusive em relação a mastigação e até mesmo podendo atrapalhar a fala da pessoa. 

Muitas vezes, a posição dos dentes também pode dificultar o nascimento de alguns posteriores, como o siso. Nesse caso, o paciente vai precisar realizar uma cirurgia para tirar o siso.

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse aparelho, bem como entenda todos os seus benefícios. 

Além disso, compreenda a forma inovadora como este consegue consertar a posição dos dentes de forma mais confortável e até mesmo estética do que o tradicional aparelho fixo de metal. 

O que é o aparelho autoligado?

O aparelho autoligado nada mais é do que um tipo de aparelho, porém mais moderno. Uma vez que ele elimina a necessidade da utilização das famosas borrachinhas coloridas.

Vale lembrar que no aparelho convencional, as borrachinhas servem para prender o fio do aparelho às pecinhas que são coladas nos dentes, chamadas de bráquetes. 

Dessa forma, o aparelho autoligado tem bráquetes que possuem uma estrutura para que cada um deles tenha um tipo de portinha, que abre e fecha.

Portanto, quando uma pessoa vai ao dentista 24 horas, por exemplo, para fazer a manutenção do aparelho, o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha ela. 

Isso faz com que esse ambiente fique isolado, evitando que os fios se soltem ou que algumas pontas acabem machucando o paciente. 

Quais as indicações de uso para o aparelho autoligado?

A indicação desse tipo de aparelho é para quem tem algum problema em relação aos dentes fora do lugar, ou seja, tortos. 

Isso porque, o objetivo deste aparelho é o mesmo que o de um convencional, a grande diferença é que um modelo acaba sendo mais estético e moderno que o outro. 

Portanto, a colocação desse tipo de aparelho pode ser feita em qualquer indicação de um profissional especialista clínica 24 horas dentista, desde que seja realizado os exames prévios, seguindo a orientação de um profissional.

Quais são as vantagens de uso do aparelho autoligado?

Confira abaixo a lista das principais vantagens em colocar o aparelho autoligado em comparação ao aparelho convencional:

  • Agilidade no tratamento ortodôntico;
  • 35% mais rápido;
  • Menos acúmulo de bactérias;
  • Mais conforto;
  • Mais estético;
  • Menos dor após a manutenção;
  • Menos idas ao dentista.

Entretanto, devido a essa quantidade extensa de benefícios, obviamente esse tipo de aparelho vai acabar sendo mais caro do que o convencional, chegando a custar entre R $600 a R$1000. 

Quais os cuidados necessários com o aparelho autoligado?

Assim como qualquer outro paciente que precisa fazer um procedimento, como por exemplo uma cirurgia para arrancar dente siso

Quando o assunto é colocar um aparelho autoligado, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo ao higienizar os dentes e o aparelho. 

Não esqueça de escovar os dentes de forma suave, além de passar o fio dental. O fato de ter aparelho já faz com que o alimento possa ficar nos ferros dele ou nos elementos dentários. 

Vale lembrar que o acúmulo de alimento nos dentes causam diversas doenças e pode acabar com a saúde bucal. 

Além disso, também é importante sempre escovar a língua pois, o fato do paciente usar o aparelho e ainda deixar acúmulo de comida na língua pode causar halitose. 

Por último, mas definitivamente não menos importante, não deixe de fazer a manutenção no tempo pré-estabelecido pelo dentista e realizar o acompanhamento com o mesmo. 

O sucesso do procedimento também dependerá das manutenções. Vale ressaltar que qualquer dor ou incômodo, é possível buscar por um dentista emergência 24 horas.

Seguindo essas dicas e outras instruções que podem ser dadas por seu dentista, é possível ter dentes posicionados da forma correta em um tempo curto e conseguir um sorriso estonteante. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *