Sensor capacitivo: Como funciona? Saiba lendo o texto
Para as indústrias e os comércios, o sensor capacitivo é um dos materiais de uso essencial para garantir que processos internos e externos sejam feitos com segurança, mais eficiência e otimização.
Este objeto tem se popularizado nos últimos anos devido às suas características exclusivas, que quase nenhum item eletrônico realiza, se não estiverem devidamente montados e prontos para a utilização.
O que é o sensor capacitivo?
O sensor capacitivo é um dispositivo eletrônico feito para detectar massas de diferentes peças voltadas aos processos industriais sem haver, necessariamente, um contato físico para isso.
Todos os sensores têm uma sensibilidade maior e conseguem identificar objetos que são ou não condutores de eletricidade, sendo um dos motivos para haver a aplicabilidade em tantos setores.
Para que serve?
Este equipamento eletrônico serve para detectar itens que conduzem ou não energia elétrica devido à sua sensibilidade elevada se comparado a outros dispositivos tecnológicos.
O mecanismo emite frequências quando está em contato com plásticos, minerais, vidros, madeiras, granulados, laminados, cerâmicas, metais, minerais, talcos, cimentos, argilas ou papéis.
Como funciona um sensor capacitivo?
Quando um item de qualquer porte se aproxima dos sensores, ocorre o acionamento de frequências que ajudam a identificar os objetos. Se estiverem bem construídos, podem emitir sons para detectar qualquer item metálico ou similar.
Quando um produto feito de plástico é aproximado do mecanismo, acontece uma oscilação que aumenta gradativamente e diminui sempre que você afasta o objeto, podendo emitir sons ou vibrações, dependendo do tipo de projeto construído.
Em aeroportos, por exemplo, é muito comum encontrar sensores que apitam quando ocorre a detecção de metais. É uma das melhores maneiras dos profissionais descobrirem se os passageiros estão ou não com equipamentos prejudiciais ao bem-estar do próximo.
Quais as vantagens e desvantagens de um sensor capacitivo?
Uma de suas principais vantagens é por oscilar sempre que um objeto se aproxima, mesmo sem haver contato direto com o item metálico e graças à sua precisão excelente, é frequentemente utilizado em muitas indústrias.
Todos os sensores são fáceis de montar e, independente da construção realizada por você, podem detectar até mesmo os mais pequenos objetos. Quando combinados com outros componentes eletrônicos, é possível emitir beeps em frequências agudas e elevadas — como as sonorizações feitas pelos buzzers ativos ou passivos —, sempre que um item metálico ou granulado estiver nas proximidades.
Embora seja excelente aos comércios e demais áreas, os sensores são extremamente sensíveis às descargas eletrostáticas, que acontecem quando uma carga fica acumulada em um objeto e é descarregada em outro.
Se usados em ambientes com muita poeira ou extremamente sujos, é impossível o mecanismo funcionar como esperado. Para mantê-lo ativo, é imprescindível limpar o local de instalação totalmente e deixar o espaço livre de qualquer resíduo, seja pó ou similar.
Onde encontrar sensor e kit robótica?
Tanto o sensor quanto o kit robótica estão disponíveis na Eletrogate e você pode adquirir ambos para aplicar em suas prototipagens e compreender pessoalmente como os sensores realmente funcionam.
Além disso, com o kit robótica em mãos, você encontra desde materiais completos do arduino para iniciantes ou pessoas mais avançadas, até braços robóticos para montar robôs e deixá-los totalmente funcionais.
Com a Eletrogate você obtém excelentes itens de tecnologia para aplicar no seu trabalho, melhorar as suas habilidades em programação e se desafiar cada vez mais para se aperfeiçoar neste incrível ramo.