Barril de cachaça: saiba como o modelo escolhido pode influenciar no sabor

O barril de cachaça é um dos principais fatores que influenciam diretamente no sabor da bebida. Conforme a madeira utilizada, o gosto da cachaça pode sofrer alterações, e conhecer o que cada tipo faz é fundamental para criar a bebida que você deseja. Saiba mais a seguir!

Como é o processo de envelhecimento no barril de cachaça de madeira?

A cachaça é colocada no barril, e lá ela fica durante um tempo indeterminado. Esse processo foi iniciado no século XVII e acontece até hoje.

Essa prática de envelhecimento da cachaça influencia tanto o sabor quanto a cor da bebida, que pode ser controlado de acordo com a escolha do produtor e dos clientes que apreciam o produto.

A tosta do barril de cachaça

Esse processo tem como responsabilidade degradar alguns componentes não tão atrativos da madeira, o que gera uma espécie de DNA aromático do barril.

Outro motivo para isso ser feito é para recuperar barris que já foram utilizados. Assim, damos a eles a oportunidade de serem utilizados novamente.

Diferenças do barril de cachaça de madeira para tanque de inox

A primeira diferença entre o barril de cachaça feito de madeira e o tanque de inox é o tempo, pois no barril de madeira, a cachaça permanece por pelo menos um ano, e nos tanques de inox, costumam ficar um mínimo de três meses.

Os tanques têm funções diferentes do barril, pois funcionam como recipiente de estocagem, contribuem com oxidação de compostos e melhoria sensorial da qualidade da bebida. Já no barril, nós temos a situação do sabor e da coloração.

Como a madeira do barril de cachaça influencia seu sabor?

Agora, nós traremos algumas das madeiras mais utilizadas na produção dos barris de cachaça e quais as características de cada uma, confira:

Amburana

Com o toque um pouco mais intenso e adocicado, essa madeira traz a lembrança da baunilha ao seu paladar, além da capacidade de trazer uma variedade de tons e aromas que deixarão sua cachaça muito mais rica.

Amendoim

Muito utilizado na produção da cachaça com um tom mais amarelado e também naquela cachaça branca, geralmente usada com caipirinha e mojito.

Com identificação cítrica, essa madeira, além de pesada, tem sua tonalidade bem avermelhada, que sofre um sério risco de extinção.

Araucária

Essa madeira não possui muita capacidade de modificação, tanto na cor quanto no sabor da bebida. Por isso, se o produtor tiver a intenção de utilizá-la e também de modificar um pouco mais, precisará fazer uma junção dessa madeira com alguma outra na produção do seu barril.

Bálsamo

É uma madeira onde o processo de maturação da bebida é exponencialmente mais intenso, pois as alterações de seu aroma e cor sempre irão garantir uma experiência diferente para o consumidor.

Vinhático

Essa madeira é facilmente encontrada em locais como: Espírito Santos, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, e faz a cachaça maturada em seu barril ter um tom amarelado, além de um paladar e cheiro que surpreende quem prova a bebida.

Araribá

O barril de cachaça feito dessa madeira, além de trazer a bebida em tom amarelo bem claro, oferece um agradável toque floral ao seu sabor. Assim, tem-se a sensação de que existe harmonia em sua composição.

Jequitibá

Encontrada em quase todo o território brasileiro, a jequitibá-rosa apresenta nas bebidas armazenadas em seu barril um sabor mais agradável e uma coloração um pouco mais dourada.

Já o Jequitibá branco não traz tanta cor as bebidas que são maturadas no seu barril, por isso, parecem mais suaves na hora de trazer sabor.

Dessa forma, elaborar um barril de cachaça com os dois tipos juntos são de fato a mistura perfeita para a bebida.

Peroba-do-campo

Essa madeira faz com que seu barril de cachaça traga um tom amarelo ouro a bebida maturada dentro dele, além de um sabor mais puro, que por sua vez, é um pouco mais amargo.

Onde comprar seu barril de cachaça?

Você pode adquirir o seu barril de cachaça em uma loja online para churrasqueiros e apreciadores de cachaça. É possível buscar o tipo de madeira que você deseja, para maturar o seu conteúdo da maneira que deseja, e com o tamanho que preferir.

Nesse texto trouxemos algumas curiosidades de madeira que podem ser utilizadas para fazer barril de cachaça, a diferença de maturar a cachaça no barril de madeira e no tanque de aço inox, entre algumas outras curiosidades. Por isso, fique atento, pois em breve teremos mais dicas para você!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × três =