O que é o desentupidor de esgoto residencial?

Conhecer mais sobre um desentupidor de esgoto residencial é muito importante porque um dos grandes traumas que muita gente tem diz respeito ao esgoto que acaba retornando para as residências. 

Infelizmente, são muitos os casos de gente precisando de um desentupidor de esgoto residencial e os sinais de que isso é necessário não são difíceis de identificar. 

Apesar disso, existem pessoas que tentam cuidar do esgoto residencial por conta própria, mexendo no encanamento sem ter conhecimento de como ele funciona e isso pode resultar em algo muito grave.

Para quem precisa saber mais sobre um desentupidor de esgoto residencial e entender quando ele deve ser procurado, aqui está tudo. 

Primeiro, há desentupidor de esgoto residencial no mercado?

A verdade é que não é uma boa ideia tentar usar algum produto para cuidar do esgoto residencial por conta própria, exceto se se trate de uma coisa muito superficial.

Isso porque os problemas relacionados ao esgoto residencial podem se agravar quando eles não são cuidados por uma pessoa profissional, ou seja, existe o risco de que esse esgoto volte para a casa do indivíduo. 

O ideal é entender porque o desentupidor de esgoto residencial tem de ser profissional e, dessa forma, fazer a avaliação de um mais rápido possível.

Quando é preciso procurar um desentupidor de esgoto residencial?

Normalmente, há alguns indícios de que existe necessidade de se procurar alguém profissional para fazer o desentupimento, como:

  • Cheiro muito forte no ambiente

Muitas vezes, o cheiro muito forte é um indício de que se tem esgoto que não está sendo escoado da maneira adequada, principalmente quando esse cheiro não passa.

Há casos nos quais esse cheiro se mantém por um tempo devido ao fato de haver um pouco de material orgânico que ainda está sendo mandado para onde deveria, mas o fato de o cheiro nunca passar é um indicativo forte de que há sérios problemas relacionados ao esgoto.

  • Ralos entupidos

Normalmente, o ralo é o lugar pelo qual a água e todas as outras substâncias vão para o esgoto, o que significa que, quando esse material está retornando, significa que há problemas com o encanamento. 

O que se percebe é que o ralo acaba ficando com bastante água em seu entorno em vez de ela descer por ele. Em alguns casos, as pessoas retiram esse ralo e percebem que se tratava apenas de algo entupido; porém, quando a tampa do ralo é retirada e se percebe que há uma quantidade maior de água acumulada, é possível que se trate de esgoto que não está escoando. 

  • Descarga que não funciona

É claro que as pessoas sempre acabam tomando um susto quando percebem que o vaso sanitário está vazando e isso pode acontecer tanto pela parte de baixo quanto pela de cima. 

Infelizmente, não é raro que as pessoas cheguem ao banheiro e encontrem a peça de cerâmica do vaso repleta de água, até mesmo escorrendo pelo chão. 

Muitas vezes, essa água não é apenas água do vaso, mas sim uma água que inclui esgoto e, por isso, é preciso procurar por um desentupidor de esgoto residencial que seja profissional.

Como evitar isso

É claro que ninguém quer precisar buscar um desentupidor de esgoto porque os detritos da sua casa estão voltando. Contudo, a verdade é que existem algumas medidas para que isso não aconteça de forma frequente, como não colocar nada no vaso sanitário, nem mesmo papel. 

A ideia geral é de que os papéis se dissolvem quando estão na água do vaso sanitário, mas não é assim: nem todos os papéis são feitos para se dissolver a ponto de não entupir o encanamento. 

Outro cuidado para não ser preciso buscar um desentupidor de esgoto residencial é sempre fazer a limpeza dos ralos e não despejar nada contra indicado nas pias, incluindo restos de comida. 

Se, mesmo assim, houver entupimento e o retorno do esgoto, é primordial escolher de modo criterioso quem é que vai fazer esse desentupimento, avaliando sempre as referências da empresa desentupidora.

Algo que vale falar é que, em muitos casos, existe possibilidade de dividir o pagamento da desentupidora de esgoto e, dessa forma, não se torna um gasto impactante demais.