Primeiro contato: descubra como contatar o cliente da melhor forma

O SDR é um profissional de vital importância para as relações entre empresa e cliente, hoje em dia. Todo relacionamento com um cliente precisa obrigatoriamente ser cuidadoso, e saber atuar nas pré-vendas é um passo fundamental para solidificar uma relação com o consumidor.

Afinal, o primeiro contato é muito importante para encontrar qualquer cliente, logo, é necessário que você saiba o que fazer e como identificar em que grupo o seu cliente se adéqua, para que não cometa os erros mais comuns nesse momento tão importante que é a pré-venda.

Conheça o SDR

Considerado como uma equipe de apoio, o SDR (Sales development representative), tem o primeiro contato com os leads, o que antecede a interação do vendedor final, ou seja, nas pré-vendas, de forma que o permita se adaptar ou se qualificar para o atendimento daquela linha de cliente.

O SDR faz a separação do leads e o direciona quase que especificamente ao vendedor correto, para atender a sua necessidade e entender como ele precisa ser atendido.

SDR low touch

A responsabilidade desse profissional é a mais simples em sua área, porque além de encontrar os leads nas pré-vendas, ele tem a responsabilidade de identificá-los para direcionar mais especificamente, de forma que seu trabalho seja estratégico, em condições onde precisamos passar por diferentes níveis.

SDR high touch

O SDR High Touch vai a fundo no contato com o cliente, ainda na pré-venda, ao fazer uma espécie de consulta por meio do atendimento dos leads, para descobrir um pouco mais sobre ele, de modo a deixar o foco no serviço de venda com o representante.

Como é o funcionamento do SDR no primeiro contato com cliente e pré-venda?

O profissional de SDR faz uma triagem do leads e entrega a um segundo profissional, que fará uma filtragem mediante algumas informações obtidas do cliente nas pré-vendas, para finalmente entregá-las ao consultor de vendas, que irá finalizar o negócio.

Qualificação dos leads de marketing

O SDR irá iniciar a abordagem, até que o leads seja entregue ao representante de vendas final, com base de dados obtidos por meio de um formulário digital, preenchido durante a pré-venda, que serve como dados qualificatórios, os quais a empresa usa para separá-los e direcionar o profissional corretamente.

Apresentação online dos seus serviços

Feitas atualmente por e-mail marketing, que é um portfólio aberto com uma mensagem atrativa e um formulário, que fará com que o cliente preencha os seus dados para receber mais informação, e assim, será atraído a conhecer o produto e passar pela triagem do SDR.

Prospecção ativa

Feita na maioria das vezes por telefone, a prospecção ativa tem a função de procurar entender em que ponto o cliente realmente está, pois na conexão direta, observamos além de humor e tonalidade de voz, se existe curiosidade ou não do cliente com relação ao seu produto.

Analisando e qualificando a lead de clientes

Nesse momento, o SDR procura entender o que o cliente captado, ou seja, o lead realmente procura, se é a solução imediata com o fechamento do contrato ou conhecer mais sobre o produto oferecido, para assim, o qualificar na forma em que ele melhor se encaixa.

Quando a lead é direcionada ao representante de vendas?

Após receber a triagem de qualificação feita pelo SDR low touch, o lead é direcionado a pré-venda no nível SDR high touch, que fará uma nova qualificação, agora mais profunda, e só então o cliente será direcionado ao representante de venda.

Entendendo a importância do SDR no processo de pré-vendas

O SDR se tornou super importante no processo Geral de vendas, pois as pré-vendas iniciam com ele, por ser o primeiro a fazer a triagem e separação de clientes para entregar ao representante mais qualificado para atendê-lo.

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Nesse texto, trouxemos para você bastante curiosidades sobre pré-venda e venda final, principalmente alguns termos que muitos de nós nem conhecíamos, como SDR, low touch e alguns outros, para assim entendermos o quanto é importante o primeiro contato o cliente, como forma de identificar seu interesse no produto ou não.

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