Benefícios dos Óleos Essenciais e Como Usar

Hoje vamos falar sobre os benefícios dos óleos essenciais, você conhece os benefícios, sabe como utilizá-los? Então, eu vou explicar tudo isso, falo bastante sobre esse assunto aqui no blog, tudo que eles podem fazer para melhorar nossa saúde, suplementação, vida saudável, estética, beleza e bem-estar em geral.

Os óleos essenciais, como o próprio nome já diz carregam a essência da planta, e cada um tem uma composição química diferente que vai afetar a absorção e o efeito também. Eles são muito utilizados na aromaterapia como auxiliadores para tratamentos de várias doenças também.

Como aproveitar os benefícios dos óleos essenciais?

Pelo cheiro, os óleos essenciais, são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos, que são aqueles que permitem que a gente sinta os aromas agradáveis e eles estão ligados ao nosso sistema límbico. O que controla a frequência cardíaca e a pressão arterial, a respiração e todos os nossos fatores de sobrevivência, e é por isso que nós devemos utilizar os óleos essenciais cem por cento puros.

Além disso, é bom que seja também orgânico, ou seja, livre de partículas e compostos químicos que podem prejudicar nossa saúde, no entanto, ao usar óleos 100% naturais, podemos assim aproveitar todos benefícios dos óleos essenciais

Como utilizar da forma certa

Dependendo do tipo de óleo que você utilizar, isso vai garantir determinados benefícios como, por exemplo, para reduzir a ansiedade você pode apostar em óleo essencial de laranja ou óleo essencial de lavanda, para melhorar a dor de cabeça use o óleo essencial de hortelã-pimenta.

Para fazer uso dos óleos essenciais, é bom fazer de uma maneira muito segura e eficaz, ou seja, pode usar bastante através dos difusores de ambientes, nele você vai pingar algumas gotinhas do seu óleo de sua escolha e com certeza essa, indicação vai estar constando no rótulo do produto.

Aproveitando os aromas exalados ao ar

Fazendo isso, ele vai liberar os aromas e as partículas no ar, mas se você não tem ainda o aparelho, você pode, por exemplo, ferver uma quantidade de água, colocar numa vasilha, pingar algumas gotinhas do óleo escolhido e inalar aquele vapor também.

É possível utilizar o óleo diluído para fazer massagens ou ainda, quando associado ao seu creme de preferência, para uso tópico. Outra forma é na hora do banho, na banheira, também no escalda-pés, enfim as possibilidades via aromaterapia são muitas.

Propriedades curativas dos óleos essenciais

Existe uma infinita variedade de óleos essenciais, cada um com sua individualidade e propriedades curativas. Para ter efeito energizante, que tal usar o óleo essencial de capim-limão, quando usado antes de dormir, a gente acorda ainda mais disposto. Além disso, melhora a concentração e a memória, tem efeito antimicrobiano, fungicida, antisséptico, anti-inflamatório.

Ajuda a melhorar a circulação sanguínea, é antioxidante digestivo e ainda de quebra ajuda você a ficar livre dos insetos à noite. A dica é apostar em óleo essencial de lavanda que ajuda a gente a dormir melhor, tem um efeito regenerador celular, ansiolítico, antidepressivo e muitos outros benefícios para sua saúde e bem estar

Possíveis efeitos colaterais

Como é que fica isso? Bom isso vai depender da quantidade que você está utilizando, do tipo de óleo e também de como, um bom exemplo disso, são os óleos cítricos como, como o óleo essencial de laranja, de limão e óleo essencial de bergamota.

O efeito fotossensibilizante, então se você usar diretamente na pele isso pode ocasionar uma queimadura, por exemplo, os óleos de melaleuca e de eucalipto, que são excelentes, eles podem ser tóxicos se usados em grande quantidade, tem o risco de atacar, o sistema nervoso e também o fígado.O ideal é tomar bastante cuidado se você utilizar perto de mulheres grávidas, de idosos ou mesmo de bebês. Confira um artigo sobre óleos essenciais para bebês e crianças. Importante lembrar que é sempre recomendado a diluição dos óleos essenciais em um óleo transportador, nunca ingira ou utilize um óleo sem orientação de um aromaterapeuta ou de seu médico.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *