Língua careca: descubra a relação com a anemia

A língua é um órgão muito importante para funções como: mastigação, deglutição, paladar e fala. É importante dizer que, precisamos cuidar bem dela e não esquecer de higienizá-la diariamente. Isso porque, devido algumas situações como a língua careca, é possível notar sinais de doenças como, por exemplo, a anemia.

Não é à toa que os dentistas falam tanto sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal – principalmente com a língua. Afinal, poucas pessoas se atentam em escovar a língua diariamente.

Geralmente, preocupam-se apenas em limpar os dentes e mantê-los brancos, para fazer com que o resultado do clareamento dental antes e depois fique por mais tempo.

Neste artigo, falaremos sobre a língua careca e quais são as relações com doenças como a anemia. Boa leitura!

Como a língua careca pode indicar problemas de saúde?

Além de todas as suas funções, a língua pode revelar informações sobre a saúde de cada pessoa. Estar com um aspecto de lisa – ou careca, muitas vezes pode ser a presença de algumas doenças, como gastrite, anemia, infecções fúngicas, câncer, AIDS, diabetes, etc.

Por isso, é tão importante estar atento inclusive à sua língua. Afinal, sabemos que muitas pessoas preocupam apenas para olhar os dentes, se o implante dentário está bem ou no máximo, na gengiva que pode estar sensível.

No entanto, é importante perceber se a língua não está com cor diferente, sensação de queimação e odor mais forte.

Como incluir a língua na higiene bucal e prevenir problemas

Por ser essencial para diversas atividades do nosso corpo, é importante cuidar da língua, que muitas vezes é deixada de lado quando se trata de higiene bucal.

Não é à toa que, os profissionais da odontologia falam sobre a limpeza da língua inclusive durante as consultas – como em uma manutenção de aparelho dentário invisível.

Dado que a língua pode revelar sinais da saúde geral do corpo, a limpeza diária e o autoexame da língua com a ajuda da própria escova de dentes ou de um limpador de língua é uma medida preventiva, ou mesmo um diagnóstico precoce.

Hoje, é possível encontrar raspadores de língua de diversos materiais e, caso você ainda não tenha condições, os odontologistas recomendam o uso de uma colher de metal.

Além disso, existem também escovas que possuem pequenas cerdas de silicone na parte de trás para, também, realizar a escovação.

Essa prevenção é muito importante, pois quanto mais cedo você encontrar um dentista e começar a tratar qualquer problema, maiores serão suas chances de recuperação.

Afinal, qual a relação da lingua careca com a anemia?

Uma língua careca, ou lisa, pode ser um sinal de anemia por deficiência de ferro ou anemia, causada pela deficiência de vitamina B12.

Esta doença pode apresentar-se com uma variedade de manifestações orais, pelo que é importante que o médico dentista esteja envolvido no seu diagnóstico e tratamento.

Alguns médicos afirmam que, a língua careca pode acontecer devido aos mecanismos fisiológicos compensatórios ou episódios de hipóxia.

É importante ter acompanhamento frequente com um dentista, para não somente conferir clareamento dental preço, mas também, para que ele te fale sobre a saúde de sua boca.

Assim, será possível começar o tratamento e garantir que a sua saúde esteja garantida. Afinal, o corpo humano funciona como uma engrenagem por isso, é preciso que tudo caminhe bem.

Como tratar a língua careca?

Ao notar sobre a presença da língua careca, é importante que, tanto um dentista quanto um médico sejam procurados para investigar adequadamente a possível causa da alteração da língua.

Assim, será possível tratar da anemia – ou outra doença que possa estar presente em seu corpo e, também, melhorar a sua saúde bucal.

Como saber se a língua está saudável?

Já sabemos que a língua apresenta características que podem indicar desde mau hálito até câncer, por isso é tão importante atentar para sua higiene e observação.

De forma resumida, a aparência rosa é um dos sinais de uma língua saudável. Se houver uma cobertura fina e branca (chamada saburra), quer dizer que a sua língua está com excesso de células mortas, bactérias, muco e alimentos.

Neste caso, é preciso prestar atenção na higiene bucal e focar na escovação diária. Assim, além de cuidar dos seus dentes e procedimentos já feitos, como o implante de dente, sua língua também estará protegida. Lembre-se de cumprir todas as etapas:

  • Escovar os dentes;
  • Raspar a língua;
  • Usar fio dental;
  • Utilizar o enxaguante bucal.

No entanto, se essa camada persistir ou então, causar dor, e houver outras alterações na língua, vale a pena procurar um profissional.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × cinco =