Quais os diferentes tipos de espiritualidade?
Quando se trata de diferentes tipos de espiritualidade é pelo fato de as pessoas não vivenciarem a espiritualidade da mesma maneira.
Pode estar baseada em crenças pessoais ou não, bem como os indivíduos podem recorrer à espiritualidade pelos mais variados motivos.
Vale mencionar também que é normal haver uma certa confusão entre tipos de espiritualidade e religião, no entanto, uma pessoa pode ser fortemente espiritualizada e não seguir nenhuma religião específica.
Enquanto algumas buscam desenvolver o seu lado espiritual para se aproximar de um “ser superior”, outras desejam alcançar algo mais concreto, como melhorar seus relacionamentos, fazer um trabalho para separar casal ou ter mais serenidade no dia a dia.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre espiritualidade, desde conhecer os tipos que existem até os motivos pelos quais as pessoas praticam a espiritualidade, continue a leitura e confira!
Conheça os diferentes tipos de espiritualidade
Como já dito acima, os tipos de espiritualidade não necessariamente estão associados a algum tipo de religião, uma vez que a espiritualidade é uma prática pessoal, muito mais voltada em alcançar a paz e um sentido de vida.
Nesse sentido, não é porque uma pessoa segue alguma prática religiosa que ela é espiritualizada, e vice-versa.
Vamos então para os diferentes tipos de espiritualidade, que incluem:
Espiritualidade mística
Geralmente, as pessoas associam espiritualidade com misticismo, porém, o sentido aqui é mais direcionado para as relações pessoais e buscar um sentimento de unidade.
Espiritualidade intelectual
A espiritualidade intelectual refere-se em entender a espiritualidade por meio de estudos, ou seja, aprofundar-se nas teorias e conhecimentos.
Em um primeiro momento pode parecer estranho, mas saiba que muitas pessoas fortalecem seu lado espiritual ao conviver com outras.
Espiritualidade autoritária
Outro exemplo de tipos de espiritualidade é a espiritualidade autoritária, a qual está mais presente em determinadas práticas religiosas, uma vez que está pautada em regras e dogmas.
Espiritualidade do serviço
Também frequente em certas religiões, é um tipo de espiritualidade que é alcançada através da ajuda ao próximo.
Portanto, essas são diferentes abordagens da espiritualidade, e em todas elas, o objetivo é o mesmo: encontrar o significado da vida e construir uma conexão com os outros.
Por que praticar a espiritualidade?
Hoje, as pessoas pesquisam tipos de espiritualidade, seja por meio da religião, meditação, yoga ou mesmo reflexão pessoal.
E por que as pessoas estão cada vez mais interessadas em praticar a espiritualidade? Principalmente em razão dos seus benefícios, entre os quais citamos:
- As pessoas espiritualizadas são mais positivas: a espiritualidade estimula o positivismo, o que tem reflexo em todas as áreas de sua vida;
- Compaixão: a experiência da compaixão em direção aos outros é uma das mais fortes correlações com a vida espiritual, pois permite à pessoa se sentir bem diante das pequenas coisas da vida;
- Maior sentido na vida: a espiritualidade está ligada a diversos aspectos do funcionamento humano, onde a pessoa tem uma alta autoestima, são otimistas e encontram um sentido na vida;
- Se tornar uma pessoa melhor: os indivíduos espiritualizados aspiram a uma vida melhor e consideram o crescimento pessoal como um objetivo central;
- Tirar lições das experiências da vida: as pessoas que valorizam a espiritualidade têm tempo para refletir sobre suas atividades diárias e, ao final das contas, tirar lições de suas experiências, sejam positivas ou negativas.
Por fim, a espiritualidade pode ser considerada como um caminho para o autoconhecimento, pois ela exige que as pessoas se concentrem sobre seus valores internos e trabalhem para se tornarem pessoas melhores.
O melhor de tudo é que não é tão complicado assim praticar a espiritualidade, porém, é um exercício contínuo, que contribui para fortalecer a conexão com você mesmo e com tudo o que está à sua volta.
Conclusão
Estamos em uma época em que nós somos verdadeiramente convidados a evoluir espiritualmente, particularmente na questão de encontrar uma paz interior e ter uma nova visão sobre a vida.
Com os tipos de espiritualidade descritos acima, você já tem uma ideia de que, seja o tipo que você escolher, o objetivo final é sempre o mesmo: buscar a harmonia, o equilíbrio, praticar a empatia, a generosidade, ajudar sem esperar retorno e encontrar o bem-estar.
E mais importante, melhorar a qualidade de vida espiritual é dar um sentido à vida, é encontrar nosso lugar no mundo!